23 de mar. de 2008

Manhã inesquecível

Há uns quatro anos atrás, estava morando em Braília para estudar. Costumava, pelas manhãs, pedalar uma hora, tomar um banho e começar os estudos. Tinha ouvido na TV que Oscar Niemeyer estaria na capital fedreral nos próximos dias. Ele estaria dando uma "ronda" no Plano Piloto, ver como as coisas estavam em termos de paisagem urbana.
Provavelmente não encontraria meu ídolo, meu mestre. Para mim, Niemeyer está acima de críticas. Ele não erra, a crítica está errada: não entendeu nada!
Pois bem, estava praticando minha pedalada matinal. Manhã clara, bonita, céu azul com poucas nuvens, o céu de Brasilia é especialmente bonito, ou não? Clique aqui e veja mais.



Eu tinha um roteiro defenido na cabeça: lago norte, Palácio da Alvorada, PGR, ponte JK, lago norte. Um roteiro que contempla inúmeros trabalhos do bom velhinho. Abaixo um resumo fotográfico do roteiro, volto logo com o desfecho de minha manhã.
Lago Norte
Palácio da Alvorada
PGR
Ponte JK
Voltei. Ao chegar na Alvorada, meu percurso foi interrompido. Tinha diminuido a velocidade para contemplar o palácio... olhava em profundidade e em dispersividade, visualizando o edifício emoldurado pela aboboda celeste e o cerrado stricto sensu e vi... depois encherguei... será? Era.
Lula e Niemeyer de braços dados próximos ao Poço dos Desejos. Só eles e eu, ninguezinho mais, separados por uma lâmina dágua de uns 2 metros de largura.
Parei em frente aos comunistas ( um ainda é, ele e Fidel ), e disse: "Bom dia, professor. Bom vê-lo aqui, quer dizer, bom vê-lo. Sou profundamente grato à sua obra. Ela é minha inspiração. Como vai Brasília?". O mestre respondeu: "Em alguns pontos não vai bem. Alteraram (Roriz) o gabarito de construção no plano piloto, não se pode ceder às pressões de empreiteiros em detrimento da imagem da cidade, e estes anúncios enormes e iluminados colocados nas fachadas cegas de edifícios? Eu nunca tinha imaginado isso, devem ser retirados!."
Como não queria ser tiete e sei que o mestre não é um poço de paciência me despedi: "tenha um bom dia, professor. Bom dia Presidente?" E segui de volta ao lago norte.
Uma manhã inesquecível.

Nenhum comentário: