16 de mar. de 2008

Lamentável, o simplismo

Sabe quando passamos em um lugar conhecido e, inadivertidamente, notamos que algo está errado? As sensaçôes que o percurso nos proporcionam estão alteradas, algo mudou. Normalmente não estamos observando o lugar, seus elementos físicos, estamos atentos ao trânsito e pensando no trabalho ou caminhando e pensando na vida, conversando..., mas algo mudou. Aí nos detemos e vamos ver o que aconteceu. Quase sempre é um volume novo ou a ausência de um antigo. Uma casa que virou prédio, ou foi demolida e o lote está vago. Um outdoor foi instalado. Uma árvore foi retirada ou substituída. A sombra da rua muda.
Pois bem. Esses dias tive esta sensação em um local muito familiar. Poucas quadras de onde morei por 15 anos. Aí em baixo.

Esta massa verde foi removida.
Eu sabia que o Jóquei Clube de Goiás tinha sido encampado pela Faculdade Padrão e que sofreria reformas e adaptações, mas nunca imaginei esse assassinato, essa chacina, este arboricídio (imaginei que tinha acabado de praticar um neologismo, mas pesqueisei e já existe a palavra)!
As obras estão embargadas. Não foram aprovados os projetos, mas, antecipando a aprovação a Padrão deu início á limpeza da área na qual será construído um estacionamento. No bosque que tem a idade da tatara-tatara-tatara-tataravó do Pedro Ludovico. É claro que a obra foi embargada pois, ao se pavimentar essa área, o empreendimento terá exatamente 0% de área permeável. Porém não tenho dúidas que será autorizada. O governo abre as pernas para esse pessoal. Lá na Assembléia de Vereadores, numa sexta-feira à noite o projeto será liberado, como foi a Salgado que destruiu o Setor Sul.
Como arquiteto fiquei pensando: toda cidade de porte médio, ou grande, sonha em ter em seu centro uma massa verde e Goiânia tem. Por enquanto. A Assembleia Legislativa tomou um pouco, o Forum outro, a CEF mais um, agora a Padrão.
Ainda pensando: um esstacionamento tem árvores. Que simplismo de raciocínio. "Derrubamos as árvores, pavimentamos tudo, abrimos covas e plantamos árvores". Mas elas já estavam lá, seus idiotas. Com um pouco de um delicioso trabalho de prancheta se implantaria o estacionamento conservando metade das árvores, seus imbecis. A faculdade teria a seu favor uma excelente propaganda e um estacionamento bonito, suas antas. Aposto que vão plantar chorõeszinhos, essa praga que infestou Goiânia.
Disseram que vão compensar plantando árvores na Lagoinha. Vão plantar na puta-que-os pariu!!! Eu, a cidade inteira, queremos árvores no Centro, seus energúmenos.
Espero que as autiridades tomem uma providência. Por que se eu derrubo uma Munguba velha na porta da minha casa eu estou fudido, mas a Padrão pode derrubar uma mata nativa?

(Pachira aquatica) Munguba velha.

E mais (acho que eles nem sabem), o Jóquei Clube de Goiás é um projeto do Paulo Mendes da Rocha, ícone da arquitetura modernista mundial. Por que os retardados não o chamaram para fazer o projeto de reforma? Mais uma propaganda positiva para a Padrão, mas não o simplismo é o mote do raciocínio dos incultos.
Uma pena o que está acontecendo. Tem hora que eu tenho vergonha de ser goianiense.

Um comentário:

Anônimo disse...

adorei.........renata